O Ministério Público do Estado do Ceará lamenta a morte do escritor e dramaturgo Ariano Suassuna, falecido ontem (23), aos 87 anos, vítima de parada cardíaca. Ele havia sofrido um Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico na última segunda-feira e estava internado em um hospital de Recife, cidade onde morava desde a década de 1940. Ariano deixa o Brasil, em especial o Nordeste, de luto pela perda de um de seus maiores pensadores culturais.

Em 1970, ele idealizou e articulou o Movimento Armorial, que tinha o objetivo de desenvolver as formas de expressão populares tradicionais. Como grande expoente literário, Suassuna deixa uma vasta contribuição, com destaque para os clássicos “O auto da compadecida” e “O santo e a porca”. Entre outras coisas, ele era membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), onde ocupava a cadeira de número 32 há mais de vinte anos, e das Academias Paraibana e Pernambucana de Letras. Em 2010, havia recebido o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Ceará (UFC). O escritor era natural de João Pessoa (PB). Ele deixa a viúva Zélia Suassuna e seis filhos.

Em uma de suas visitas ao Ceará, Ariano esteve no MP em agosto de 2007, durante a gestão do procurador-geral de Justiça Manuel Lima Soares Filho, a convite do então secretário-geral Ricardo Machado. Ele ministrou uma palestra sobre a promoção e a defesa do patrimônio artístico, histórico e cultural. “O Brasil é muito grande e cabe a nós, escritores nordestinos e sertanejos, chamar atenção para a nossa realidade. Não só para o sertão ruim, mas para o encantamento. Não nego a sua face dura, com vinganças, seca, fome – e isso você encontra na minha obra –, mas nela também é possível ver o sertão afirmativo, do amor pela vida”, disse na ocasião.

A imagem que ilustra esta matéria retrata o momento em que o então secretário-geral da PGJ/CE, Ricardo Machado, e o promotor de Justiça Marcus Renan formalizaram o convite a Ariano na Secretaria de Cultura em Recife-PE, em 2007.“A obra e a luta do professor Ariano exibem e realçam o Brasil mais profundo, belo e mágico, o Brasil do encantamento, fundindo o erudito com o popular através do resgate histórico-cultural. Perdemos um dos maiores defensores das nossas raízes”, disse Ricardo Machado.

Confira aqui a entrevista concedida por Ariano Suassuna ao MP em 2007. As fotos da visita dele à Procuradoria Geral de Justiça podem ser visualizadas no link http://fotos.mpce.mp.br/index.php/ministerio-publico/category/163-ariano-suassuna-no-mpce
Fonte: Ascom PGJ/CE