A Associação Cearense do Ministério Público (ACMP) viveu um momento histórico, no último sábado (30), por conta da inauguração de sua almejada sede campestre. O Centro Cultural e Desportivo, localizado no Eusébio, leva o nome da Promotora de Justiça Evelyne Maria Costa Benevides Rocha. Outro homenageado é o Promotor de Justiça José Glauberton Alves Sá. Ele dá nome ao campo de futebol society que integra o complexo de 15 mil m2 entregue à categoria.

A cerimônia de inauguração foi iniciada por volta das 17h30 com um ato ecumênico conduzido pelo Padre Nélio Façanha e pelo Pastor Nascimento. Na sequência, o presidente da ACMP, Plácido Rios, saudou os presentes e proferiu palavras de agradecimento a todos que diretamente ou indiretamente contribuíram para a concretização deste que é um dos grandes sonhos da entidade. “Depois de mais de 70 anos de história inauguramos nossa primeira sede social. Trata-se de um dia de grande emoção”, disse.

Plácido fez referência ao trabalho cuidadoso, transparente e honesto da comissão que conduziu a obra e dos presidentes anteriores da ACMP. “Investimos quase R$ 900 mil [novecentos mil reais]. E isso só foi possível graças ao sacrifício das gestões anteriores”, afirmou. Ele também agradeceu à Prefeitura e Câmara Municipal do município de Eusébio e à Ordem dos Advogados do Brasil Secção Ceará (AOB-CE), pela importante colaboração.

O descerramento da primeira placa (a de homenagem à Promotora de Justiça Evelyne) foi conduzido pelo primeiro vice-presidente da ACMP, Saulo Moreira Neto, e pelo ex-presidente da entidade, Manuel Pinheiro Freitas. Eles estavam acompanhados do cônjuge dela, Vítor Benevides Rocha, e familiares. A segunda placa, a que entregou oficialmente o campo de futebol society, teve seu descerramento conduzido pela segunda vice-presidente da ACMP, Luciana de Aquino Vasconcelos Frota, e pela cônjuge de Glauberton, Maria Cecília Sá.

A homenagem à memória de Evelyne e Glauberton se seguiu com palavras proferidas pela ex-Procuradora Geral de Justiça do Estado do Ceará, Socorro França. “Faço essa homenagem de uma forma profundamente emocionada”, disse, ao lembrar de Evelyne, a quem carinhosamente chamava de “Vevé”. “Ela deixou um legado de amizade e companheirismo”. Glauberton foi lembrado por Socorro como “aquela pessoa alegre. Andava todo o Ceará e nunca cansava”.

Mais homenagens e agradecimentos
Os ex-presidentes da ACMP Francisco Rinaldo de Sousa Janja, José Wilson Sales Júnior e Francisco Gomes Câmara entregaram placas de agradecimento, respectivamente, a Paulo César Feitosa, vice-prefeito do Eusébio (que representava, na ocasião, o prefeito Arimatea Júnior); Fares Filho, vereador e representantes da Câmara Municipal do Eusébio; e José Maria Rios, representante da OAB-CE. O também ex-presidente da ACMP, João de Deus Duarte Rocha, fez a entrega da última placa da noite à Promotora de Justiça Iertes Meire Gondim, em memória do cônjuge dela, José Airton Saraiva Pinheiro, um dos precursores do tradicional racha da entidade.

Medalhas e troféus
A cerimônia oficial de inauguração da sede campestre foi encerrada com a entrega do troféu (ao capitão Evilázio) e medalhas ao time de futebol society vice-campeão do torneio nacional do Ministério Público na categoria máster. Os atletas seguiram para a partida inaugural, enquanto os convidados desfrutavam do coquetel e da apresentação de Luizinho e Banda.

A sede
A sede campestre conta com área total de 15 mil m2. Nela os associados poderão desfrutar de ampla área de lazer composta, entre outros itens, por campo oficial de futebol society, quadra de volei de praia, piscinas adulta (com duas raias de 25 m) e infantil, amplo deck equipado e solarium com vista privilegiada para a Lagoa da Precabura. A obra, iniciada em abril de 2013, levou um ano e meio para ser concluída.