A terceira reunião do Conselho Deliberativo da CONAMP se realizou nesta terça-feira (24), tendo, entre os presentes, o Procurador Geral da República, Rodrigo Janot. Ao discorrer sobre aspectos relevantes da operação Lava Jato, Janot informou que as ações da PGR estão sedimentadas na legalidade e que tem plena consciência das consequências que a operação pode trazer para o Ministério Público no futuro. Ele pediu, inclusive, que Promotores e Procuradores de Justiça se mantenham unidos neste momento.

A Associação Cearense do Ministério Público (ACMP), por intermédio de seu presidente, Plácido Rios, congratulou Janot pelo trabalho que vem realizando. “Esta ação do Ministério Público torna-se paradigma não apenas para a instituição, mas para toda a sociedade brasileira – que busca novos caminhos éticos, probos e verdadeiramente democráticos para a prática política em nosso país”, afirmou Rios.

Ainda para o presidente da ACMP, não há como o Ministério Público sair fragilizado da operação. “Não tem como sairmos fragilizados diante de ações que tem como base o ordenamento jurídico brasileiro. Mesmo que estas não encontrem eco no poder judiciário, o Ministério Público terá feito seu papel”, disse Rios.

Rios aproveitou a sessão para despedir-se da presidência da entidade cearense, que passa a ser comandada por Lucas Azevedo. O novo presidente, eleito este mês, foi saudado pela Presidente da CONAMP, Norma Angélica, e por todos os presidentes de associações que participavam da reunião.