Foi realizado na manhã de hoje (17) no auditório da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ) o Curso Prático de Negociação e Mediação, promovido pela Escola Superior do Ministério Público (ESMP). O evento reuniu membros, servidores e mediadores, tendo como destaque a presença do promotor de Justiça de Minas Gerais Luciano Badini, que, entre outras coisas, atua como membro colaborador do Conselho Nacional do MP (CNMP); docente da Escola Nacional de Mediação (ENAM); e secretário-geral da PGJ/MG.

Além dele, compuseram a mesa de abertura o diretor da ESMP, Benedito Augusto; o coordenador dos Núcleos de Mediação Comunitária do MPCE, Edson Landim; e a procuradora de Justiça Ednéa Teixeira Magalhães. A programação incluiu discussões sobre o MP e a moderna Teoria do Conflito, práticas de boa negociação, estudos de casos concretos, entre outros.

“Nós estamos implantando no País a cultura da mediação e os operadores do Direito que não se aperceberem disso certamente perderão o bonde da história. Num futuro próximo, quem vai fazer a diferença é quem tiver internalizado isso, afirmou Luciano Badini, acrescentando ainda que as escolas institucionais têm o papel de contribuir para a superação da resistência interna que ainda persiste. Na ocasião, Benedito destacou que a ESMP vem realizando seminários e outros eventos sobre o assunto. “A mediação terá um espaço privilegiado no novo Código de Processo Civil e por isso nós temos o dever de dar a devida atenção a ela”, declarou.

Para o promotor de Justiça Edson Landim, a iniciativa de promover o curso é relevante especialmente por conta da falta de preparo que ainda se verifica no sistema de Justiça para colocar a mediação em prática. Ele também ressaltou o trabalho de mediação comunitária que o MPCE desenvolve junto às comunidades: “Já contamos com 16 anos de história e a maior grandeza disso está no voluntariado”, declarou. Existem ao todo 11 unidades espalhadas por Fortaleza, Sobral, Caucaia, Pacatuba e Maracanaú. Juntas, elas realizaram mais de 14 mil atendimentos somente no ano passado.
Fonte: Ascom PGJ/CE