O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por intermédio da Coordenação do Planejamento Estratégico, promove nesta quarta-feira, dia 26, às 9 horas, simultaneamente em todas as Promotorias de Justiça do Estado, o Fórum Social do Ministério Público 2015. Com o tema “Avançando na Garantia dos Direitos Fundamentais”, promotores e procuradores de Justiça estarão esperando a comunidade para um diálogo sobre os principais anseios da população, que nortearão as ações do MPCE para os próximos anos.

Durante o Fórum, a população poderá colocar em pauta questões relativas às mais diversas áreas temáticas como saúde, educação, meio ambiente, segurança, direito da criança, direito do idoso, entre outras. A participação pode ser presencial, na sede da Promotoria de Justiça da sua cidade, ou em Fortaleza no auditório da Procuradoria Geral de Justiça (rua Assunção, 1100, bairro José Bonifácio). Outra forma é preenchendo a “Ficha de Coletas de Dados por Área”, disponível no banner do Fórum no site do Ministério Público do Estado.

Também foram convidados para o evento Organizações Não-Governamentais (ONGs) com atuação nas mais diversas áreas, para que seus representantes possam contribuir com a elaboração das prioridades e metas do Ministério Público. Para a coordenadora do Fórum Social, procuradora de Justiça Sheila Pitombeira, o momento permitirá a construção de um diálogo permanente entre o Ministério Público e a sociedade. “O objetivo do Fórum é promover o diálogo, identificando os casos e os locais onde o exercício dos direitos não estão sendo observados”, explica a procuradora de Justiça.

A data escolhida faz referência ao Dia da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, proclamada em 26 de agosto de 1789. A procuradora de Justiça explica ainda que os dados a serem coletados junto à sociedade servirão de norte para o Planejamento Estratégico do MPCE até 2019. O Plano de Atuação do Ministério Público, elaborado com base nas demandas da população, será apresentado durante a Semana do Ministério Público, a ser realizada em dezembro.

Fonte: Ascom PGJ/CE