O plenário do Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (26), por 59 votos favoráveis, 12 contrários e uma abstenção, a recondução de Rodrigo Janot Monteiro de Barros ao cargo de procurador-geral da República. Antes de ir ao plenário, o indicado foi sabatinado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Membros da CONAMP acompanharam todo o processo.

Durante mais de dez horas de sabatina, Rodrigo Janot defendeu a parceria do MP com os três Poderes e respondeu a vários questionamentos dos senadores, em especial sobre a Operação Lava-Jato, a atuação do MPF na investigação das pedaladas fiscais do governo federal, o caso Swissleaks, entre outros assuntos.

O senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) ressaltou que essa foi a segunda maior sabatina da história do Senado. Ele observou que ocorreram trinta interpelações, o que demonstra que a CCJ cumpriu a sua prerrogativa como exige o texto constitucional.

O procurador-geral da República foi o mais votado na eleição realizada entre os integrantes do Ministério Público da União, que oferece uma lista tríplice ao presidente da República. A CONAMP, em conjunto com demais entidades do MP, publicou nota de apoio à recondução de Janot.

Com informações da Agência Senado