whatsapp-image-2016-12-04-at-15-57-29Promotores, procuradores e juízes estiveram reunidos neste domingo (4) em manifestação contra a corrupção, na Praça Portugal, em Fortaleza. O ato, que reuniu cerca de 5 mil pessoas, foi marcado pelo apoio ao Ministério Público e demais instituições da Magistratura, frente à recente manobra do Congresso Nacional em descaracterizar o projeto de lei das 10 medidas de combate à corrupção.

Associados da ACMP foram ao evento vestindo camisas e carregando cartazes e faixas com frases de apoio ao fortalecimento do judiciário e Ministério Público, contra a punição de juízes e promotores. O presidente da ACMP, Lucas Azevedo, e o Procurador Geral da Justiça do Ceará, Plácido Rios, estiveram presentes e reforçaram o ato.

A inclusão do abuso de autoridade no projeto de lei de medidas de combate à corrupção, modificado  e aprovado pela Câmara, foi um dos principais temas nos discursos das lideranças ao público presente. Em entrevista à imprensa local, o presidente Lucas Azevedo enfatizou a importância do apoio da população em atos como este: “um projeto como este, que era contra a corrupção, tornou-se um projeto pró-corrução. Nós precisamos do apoio da população para acabar com essa manobra que é antirrepublicana e absurda. Somente em um estado onde o Ministério Público e a magistratura são independentes, é que podemos combater a corrupção”, disse.

O procurador-geral da Justiça do Ceará, Plácido Barroso Rios, também falou sobre o assunto ao ser entrevistado. “Lamentavelmente as 10 medidas que foram encaminhadas para o congresso foram esfaceladas (…). Nós estamos sensibilizando o parlamento para que a gente possa mudar essa realidade”, enfatizou.

Nos demais estados, incluindo o Distrito Federal, também aconteceram manifestações contra a corrupção, com a participação de entidades ligadas ao Ministério Público.