Procurador diz que Fortal não está garantido A liminar concedida pelo juiz da 10ª Vara da Justiça Federal, Alcides Saldanha Lima, determinando que a Secretaria de Patrimônio da União (SPU) libere a área da Praia de Iracema para a realização do Fortal, não é uma garantia de que a festa venha a se realizar. O alerta é do procurador da República no Ceará, Alessander Sales.

O ministério público federal, através de Alessander Sales, já havia entrado com Ação Civil Pública questionando a realização do evento na área prevista. No entanto, o mesmo juiz, Alcides Saldanha, concedeu liminar parcial a Click Promoções, promotora do Fortal, condicionando que a festa fosse realizada com o consentimento do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).

Segundo o procurador da República no Ceará, o ministério público deve entrar nos próximos dias com nova ação, questionando a liminar parcial. Para Alessander Sales, isso implica que o evento não está garantido, como pode parecer depois da liminar concedida na última segunda-feira pelo juiz Alcides Saldanha.

Além do questionamento da Procuradoria da República no Ceará, os organizadores do Fortal terão que se preparar para novas investidas contra a festa. A Secretaria de Patrimônio da União, através da Advocacia Geral da União (AGU), também deve entrar nas próximas horas com um recurso contra a decisão de segunda-feira do juiz da 10ª Vara da Justiça Federal.

A organização do Fortal alega que o evento é uma das maiores micaretas do País, e em locais como Salvador, por exemplo, também acontecem problemas, mas o valor da festa é mais importante.