Para OAB, eleições foram civilizadas e tecnologicamente adequadas O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Roberto Busato, fez uma avaliação das eleições realizadas neste domingo. “A justiça eleitoral deste país se aperfeiçoou muito, dando um exemplo ao mundo de uma eleição civilizada, tecnologicamente adequada e com resultados imediatos. Demos uma verdadeira aula de competência”, afirmou Busato em entrevista ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional AM. Mais de 150 milhões de brasileiros foram às urnas para eleger 5.562 prefeitos e 51.802 vereadores.

Segundo o presidente da OAB, a tecnologia das urnas eletrônicas brasileiras foi observada por representantes de outros países. “Já estamos na terceira eleição usando métodos eletrônicos para registrar a preferência do eleitorado brasileiro. O Brasil pode se firmar como detentor de uma justiça eleitoral eficiente e magnífica.É uma pena que o mesmo exemplo não se reflita no judiciário brasileiro”, lembrou.

O presidente criticou, ainda, a presença de tropas federais nas ruas para combater os crimes eleitorais. “O trabalho preventivo deve ter sido eficaz, porque as tropas ficaram somente na observação dos fatos. Mas acho que houve um certo exagero por parte dos políticos para solicitarem as tropas”, defendeu.

Outro assunto comentado por Busato foi o voto obrigatório. Segundo ele, a obrigatoriedade ainda é saudável para a população. “A conscientização dos brasileiros tem que ficar mais adequada para a extinção dessa obrigatoriedade. Aos poucos, a gente vê que a situação vai melhorando”.