Lei de Biossegurança será votada amanhã Terminadas as eleições municipais, o Senado retoma amanhã à tarde as votações de Plenário. Na pauta dessa sessão consta o requerimento de urgência para o projeto de Lei de Biossegurança, que estabelece normas de segurança e mecanismos de fiscalização de atividades que envolvam organismos geneticamente modificados.

Em meio à votação no Congresso, os produtores de algodão pretendem intensificar os pedidos de liberação de produtos transgênicos. O vice-presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), João Carlos Jacobsen Rodrigues, afirmou que o governo federal precisa liberar de uma vez o plantio de produtos transgênicos.

Para Rodrigues, já existe uma lei específica vigente no País, a 8.974/95, que legitima o plantio de Organismos Geneticamente Modificados (OGMs). A Abrapa defende a liberação do algodão transgênico, dizendo que este traria redução de custos com defensivos agrícolas e ajudaria a controlar pragas como a do bicudo, que provocam milhões de reais em prejuízo ao setor.

O Ministério da Agricultura encontrou no início de agosto algodão transgênico em áreas no sudeste do Mato Grosso. O produto foi destruído e o ministério resolveu intensificar a fiscalização, inclusive em outros Estados. Dias depois, o ministério enviou novas amostras para análise. A pesquisa de campo, o plantio e a comercialização de algodão transgênico estão proibidos no Brasil, que é o sexto maior produtor mundial.