Censo do MEC: Brasil tem pelo menos 102 mil alunos fantasmas O Ministério da Educação (MEC) constatou a existência de 102.823 alunos fantasmas nos dados preliminares do Censo Escolar 2004. Essa relação de estudantes da educação básica (da creche ao ensino médio) havia sido informada ao MEC por estados e municípios, incluindo a rede particular. Para combater fraudes ou erros técnicos, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) realizou auditoria em cerca de quatro mil escolas de 309 municípios.

Essas auditorias constataram as 102.823 matrículas fantasmas, que representam 4,5% do total de estudantes na amostra pesquisada. De acordo com o Inep, esse percentual não pode ser projetado para o universo total de estudantes da educação básica, pois as escolas e municípios auditados foram selecionados mediante cruzamento de informações demográficas e de matrículas de anos anteriores que levantaram suspeitas sobre a disparidade.

Os estados e municípios que tiveram matrículas cortadas pelos auditores terão um mês para recorrer, a partir de amanhã. O número de estudantes do Censo Escolar é usado para distribuir recursos do Fundef (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério), da merenda escolar, do livro didático e do programa Dinheiro Direto na Escola.

O presidente do Inep, Eliezer Pacheco, lembrou que houve uma redução do número de alunos fantasmas em relação ao ano passado, quando houve 159 mil matrículas fantasmas. Pacheco destacou que o controle eletrônico de freqüência escolar, que será implantado nacionalmente a partir de abril, vai ajudar muito a evitar esse tipo de problema.