Vidigal critica burocracia processual do Judiciário Na abertura do ‘I Encontro sobre Reforma Judiciária na América do Sul’, na manhã desta quinta-feira (25/11), o presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Edson Vidigal, criticou a lentidão e a burocracia processual do sistema judiciário brasileiro e destacou a necessidade de integração entre os países da América do Sul.

Vidigal disse que a burocracia processual toma o tempo dos juízes e “reduz [os magistrados] à condição de enxugadores de gelo”. “Não é isso o que a República quer. Não é disso que o povo precisa”, completou.

O presidente do STJ criticou ainda a lentidão quanto as negociações entre os países sul-americanos no sentido de fortalecer a integração regional. “Para onde queremos ir agora, nós todos da América do Sul? Para a desintegração, para a absorção ou para a integração? Para o Mercosul, opção de integração regional autônoma ou vamos ficar quietos esperando um colapso após o qual só restará a absorção através da Alca?”.

O ministro também defendeu o Judiciário como instrumento de desenvolvimento do país. “Onde há segurança jurídica, os capitais aportam e demoram. A economia cresce. Diminui o desemprego”, afirmou.

Na avaliação de Vidigal, nos países onde o Judiciário funciona bem, a economia cresce a uma média de 3% ao mês. O ministro citou o Brasil como um exemplo de país onde o Judiciário não funciona a contento. Segundo seus cálculos, os entraves no sistema judiciário brasileiro, provocam perdas de até 20% ao ano no Produto Interno Bruto (PIB).