PF vai intensificar ações contra servidores corruptos A Polícia Federal vai intensificar a estratégia das grandes operações para desmantelar redes de corrupção e quadrilhas do crime organizado em todo o País, afirmou ontem em Pirenópolis (GO) o diretor-geral da instituição, delegado Paulo Lacerda. As investigações terão um foco especial no servidor público corrupto, sobretudo os que ocupam funções estratégicas na máquina do Estado, inclusive os próprios policiais federais.

De 2003 até agora, a PF realizou 52 grandes operações, nas quais foram presas cerca de 750 pessoas, um terço delas servidores públicos. Mais de 60 eram policiais federais. Segundo Lacerda, porém ainda falta muito para limpar a máquina pública, inclusive a própria PF, embora o número de ocorrências com a participação de policiais venha diminuindo. ”Não é que o policial corrupto ficou honesto de uma hora para outra. Mas ele está com medo”, observou.

Depois de participar do Encontro Nacional sobre Lavagem de Dinheiro, Lacerda fez um balanço das atividades da PF e mandou um aviso a quem está incomodado com as operações: ”Não há por que recuar”.

O delegado apontou metas da PF para o próximo ano. ”Em 2005, a PF vai aperfeiçoar seus métodos e aplicar os conhecimentos com mais intensidade. A corrupção é um problema cultural desde que o Brasil foi descoberto. Ela não será combatida em um ano”, frisou Paulo Lacerda. ”A PF está cada vez mais preparada para essa guerra, num momento especialmente favorável, em parceria com o Ministério Público e o Judiciário e, de outro lado, com a sociedade cobrando”, ressaltou.