Marfan tem 404 votos na eleição do MP Numa disputa acirrada, em que 11 candidatos concorreram à vaga de procurador-geral de Justiça, os mais votados para integrar a lista tríplice que será submetida à governadora Rosinha Matheus foram Marfan Martins Vieira (404 votos), Heloísa Maria Daltro Leite (216) e Cláudio Soares Lopes(212). A lista será apresentada a Rosinha no dia 1 de janeiro e a governadora terá 15 dias para fazer a escolha. Dos 764 procuradores e promotores do Rio, 748 votaram na sede do Ministério Público ou por meio de carta para quem estava no interior ou de férias.

Grupo pede nomeação do mais votado Antes mesmo da eleição, há uma semana, um grupo de promotores e procuradores fez um abaixo-assinado denominado Agenda 21, com 430 assinaturas, pedindo à governadora que conduza ao cargo de procurador o candidato mais votado. No documento, o grupo tem como objetivo dar transparência às ações do MP. Dez dos 11 candidatos assinaram. O único a não assinar o documento foi o procurador Décio Gomes.

A grande polêmica este ano ainda foi o fato de, nas eleições de 2002, a governadora ter escolhido o terceiro colocado da lista tríplice. A Constituição federal prevê que a governadora pode escolher qualquer um da lista tríplice. Nas eleições passadas, Rosinha optou pelo procurador Antônio Vicente da Costa, terceiro lugar da lista.

— É um anseio da classe que o mais votado seja nomeado efetivamente.

Na última eleição, houve insatisfação da categoria — explicou o promotor Tiago Joffily, um dos organizadores da Agenda 21. Para evitar que a escolha recaísse sobre o nome do menos votado, três candidatos lançaram uma candidatura tríplice, para preencher a lista. O atual procurador afastou-se desde setembro, após um infarto.