Gushiken perde status de ministro; Lula falará da reforma na segunda SÃO PAULO – O ministro Luiz Gushiken, da secretaria de Comunicação da Presidência da República, perdeu o status de ministro. Sua secretaria deixa de responder à Presidência e passa ser comandada pela ministra Dilma Rousseff, da Casa Civil.

A informação foi dada pelo porta-voz André Singer, que anunciou outras mudanças, mas informou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva só vai completar a reforma ministerial na próxima segunda-feira.

Segundo Singer, os atuais ministros Eduardo Campos, Aldo Rebelo e Romero Jucá retornam ao Congresso. O ministro da Educação Tarso Genro deixa o cargo no dia 27 para cuidar da nova função, de presidente do PT.

O atual dirigente da Financiadora de Estudos e Pesquisas (Finep), Sérgio Rezende, do PSB, será o novo ministro de Ciência e Tecnologia. O ministro Jaques Wagner vai comandar a nova secretaria especial do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Relações Institucionais, acumulando a função de coordenação política.

Outra modificação é na secretaria especial de Direitos Humanos, que passa a ser vinculada ao ministério da Justiça. O atual titular, Nilmário Miranda, também perdeu status de ministro e pediu licença para se candidatar em 2006.

(Azelma Rodrigues | Valor Online)