Mamede será titular de Direitos Humanos Em reunião ontem à tarde, em Brasília, o ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência, Luiz Dulci, confirmou o nome do médico Mário Mamede como titular da nova Subsecretaria de Direitos Humanos do governo. Mamede era secretário-adjunto do ex-ministro Nilmário Miranda e havia sido indicado por ele para assumir o cargo.

Miranda deixou a pasta na última semana para concorrer à presidência regional do PT em Minas Gerais. Na reforma ministerial, concluída quinta-feira, a Secretaria Especial de Direitos Humanos perdeu o status de ministério. Em um primeiro momento, o plano do presidente Luiz Inácio Lula da Silva era reincorporar a secretaria ao Ministério da Justiça, como no governo Fernando Henrique Cardoso (1995-2002).

A área ganhou status de ministério em 2003, no início do governo Lula. Das cinco secretarias com status de ministério criadas por Lula, as únicas que foram incorporadas por outras pastas foram a de Direitos Humanos e a de Coordenação Política (agregada à Secretaria de Relações Institucionais).

Mamede foi deputado estadual pelo PT no Ceará por dois mandatos e presidiu por oito anos a Comissão Direitos Humanos da Assembléia Legislativa do Estado. (das agências)