STF rejeita pedido de quebra de sigilo bancário de Meirelles O ministro Marco Aurélio, do Supremo Tribunal Federal, rejeitou pedido de quebra de sigilo bancário do presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, investigado pela suposta prática de crimes fiscais, eleitorais e de evasão de divisas.

Em maio passado, o STF acatou o pedido do Ministério Público e ordenou a quebra do sigilo fiscal do presidente do Banco Central.

Mas, segundo Marco Aurélio, antes de analisar os dados levantados nas diligências até agora realizadas, o Ministério Público “solicitou a quebra de sigilo bancário abrangente, a englobar situações diversificadas, a atingir a privacidade de inúmeras pessoas naturais e jurídicas que, de início, não foram referidas na petição inicial que desaguou na instauração deste inquérito”.

O ministro levou em conta que o próprio Meirelles anexou ao inquérito extratos de contas correntes. Para Marco Aurélio, os procuradores devem, primeiro, se debruçar sobre o que já foi levantado “pela extensa diligência cumprida” e “da forma como convém e é costumeira na atuação do Órgão”, somente depois, se for o caso, requerer novas diligências.