Bingos abrem apesar da proibição A possibilidade de terem os estabelecimentos fechados ou até mesmo pagarem pesadas multas ainda não é suficiente para amedrontar proprietários de bingos situados em Fortaleza.

Pelo menos duas casas, uma localizada na Avenida Bezerra de Menezes (em frente ao Pão de Açúcar) e outra na Rua Clarindo de Queiroz (quase esquina com a Rua Teresa Cristina), no Centro, mantinham até ontem suas atividades normalmente.

Apesar do jogo do bingo e das máquinas caça-níqueis serem proibidos desde o início do ano, após decisão do Governo Federal através de portaria, alguns empresários ainda insistem na prática e parecem desafiar as últimas interdições realizadas pela Polícia Federal (PF), em que 21 casas foram fechadas por decisão da Justiça Federal.

Na casa da Rua Clarindo de Queiroz, o responsável chegou a confirmar que está esperando máquinas para oferecer o jogo de bingo. ‘‘Essas daqui estão com defeito, mas estamos aguardando outras máquinas para começar o bingo’’, disse o rapaz, enquanto explicava a um cliente como jogar o caça-níquel.

Na fachada dos dois estabelecimentos visitados pela reportagem, não há telefone nem letreiro informando o que funciona dentro do prédio. Na casa de bingo da Avenida Bezerra de Menezes, existe apenas o cartaz proibindo a entrada de menores de 18 anos de idade. Uma funcionária informou que os proprietários tinham saído para o almoço, mas não soube dizer quando eles retornariam.

JUSTIÇA — No último dia 4 de agosto, uma decisão do juiz federal Alcides Saldanha Lima, da 10ª Vara, atendeu à solicitação do Ministério Público Federal e determinou o fechamento das casas 777 Aldeota Bingo, Premium Vídeo Loteria, Vídeo Diversões Caborê, Bingo José de Alencar, Bingo Tentação, Global Game Tecnologia de Máquinas e Serviços e Charuto.com.

De acordo com o procurador da República, Alexandre Marques, já foi instaurado oficialmente um novo procedimento para verificar o funcionamento de bingos em Fortaleza. “Já determinei uma apuração pela PF para que as casas que continuam funcionando sejam imediatamente fechadas. Hoje mesmo vou solicitar a confirmação dessa denúncia’’, disse o procurador.

AÇÃO — Até o momento já foram interpostas duas ações pela Procuradoria Geral da República no Ceará visando ao fechamento das casas de bingos. Apesar do esforço da justiça em cumprir as determinações, Alexandre Marques acha que a idéia de impunidade faz com os empresários continuem com o jogo clandestino. ‘‘Além disso, havia uma dúvida jurídica sobre qual instituição deveria executar o fechamento das casas’’, disse Marques.