Justiça determina exoneração de parentes de prefeito

O prefeito do município de Ibiapina, a 302 km de Fortaleza, Orismar Vanderley Diniz, tem um prazo de 60 dias para exonerar de cargos comissionados ou funções gratificadas todos os seus parentes e dos secretários municipais. A determinação é do Conselho Nacional de Justiça e do Ministério Público do Ceará (MP).

O promotor de Justiça Hugo Frota Magalhães Diniz, que assina a recomendação já encaminhada a Prefeitura, explica que a probidade administrativa é dever de todos os gestores públicos. “Os princípios da isonomia e da impessoalidade devem guiar as ações dos gestores públicos”, afirma. Segundo ele, a determinação inclui os parentes até o terceiro grau.

Em sua recomendação, o membro do Ministério Público também pede que, no prazo de 10 dias, seja encaminhada ao MP uma relação de todos os parentes do atual chefe do Executivo de Ibiapina ou dos secretários que sejam contratados temporariamente ou exerçam cargos de provimento em comissão ou funções gratificadas.

O prefeito Orismar Vanderley afirma que não tem nenhuma alternativa no momento a não ser cumprir a ordem da Justiça. “Vou fazer o que o promotor determina, não tenho problemas para isso”. Ele diz também vai enviar a lista requisitada pelo promotor Hugo Vanderley. “Ainda bem que só tenho duas pessoas de minha família em cargos de confiança”. No caso, a primeira-dama que ocupa a titularidade da Secretaria de Ação Social e a sua irmã, que é secretária da Saúde. “Não tem secretários com parentes em nenhum cargo”, salienta.