Acusado de pistolagem é preso em Nova Jaguaribara Acusado de crime de pistolagem contra um líder rural no interior do Pará, o cearense Reinaldo Leitão Soares foi preso na cidade de Nova Jaguaribara. Leitão já respondeu por crime semelhante em Jaguaretama e tinha mandado de prisão preventiva decretada pela Justiça de Castanhal (PA)

Landry Pedrosa
da Redação


[25 Novembro 04h19min 2005]


Numa ação conjunta policiais civis e militares prenderam em Nova Jaguaribara, na Região Jaguaribana, a 197 quilômetros de Fortaleza, Reinaldo Leitão Soares, 40, acusado de crime de pistolagem na cidade paraense de Castanhal. Ontem pela manhã, ele foi apresentado no gabinete do Superintendente da Polícia Civil. Leitão já respondeu por outro homicídio na cidade de Jaguaretama, no Vale do Jaguaribe. Atualmente está com prisão preventiva decretada pelo juiz Cláudio Hernandes Silva Lima, substituto na Comarca de Castanhal, pelo assassinato do líder rural Ivandro Rodrigues Lima, morto a tiros de revólver no dia 10 de janeiro deste ano, em meio a uma emboscada. Mais três pessoas, inclusive dois irmãos de Reinaldo Leitão, segundo a Polícia paraense, tiveram participação no crime.

O acusado nega participação no assassinato, embora esteja com prisão preventiva decretada com os irmãos Rosenir e Roberto Leitão (foragidos), além do primo Antônio Geraldo Leitão Evangelista, o Loirinho, que se encontra preso em Castanhal. O crime, segundo a denúncia oferecida contra os acusados pela promotora de Justiça Carmem Buarle da Mota, ocorreu devido a uma briga de terra na Colônia Cupiúba. A Polícia cearense não divulgou o nome do mandante do crime. O delegado Luiz Carlos Dantas, da Divisão de Investigações Policiais (DIP), onde Reinaldo Leitão se encontra preso, disse ao O POVO, que ele será levado na próxima semana para Castanhal. Policiais paraenses deverão chegar à Fortaleza no final desta semana para escoltá-lo.

Reinaldo disse na Superintendência da Polícia Civil que há mais de 20 anos matou à bala em Jaguaretama um homem de nome Erasmo. ”Por esse crime já fui julgado e absolvido”, disse o acusado, acrescentando que há mais de 40 dias retornou ao Ceará, vindo de Castanhal. ”Lá vendi tudo o que tinha a uma mulher de nome Jandira, que pagou uma parte do negócio em dinheiro e o restante com um cheque sem fundo”, afirmou Leitão. O delegado Luiz Carlos Dantas disse que o mandado de prisão contra o acusado chegou à DIP há 15 dias. ”De lá para cá ele passou a ser procurado na Região Jaguaribana até ser localizado e preso”, contou Dantas.