Numa vitória inédita, promotores conseguem eleger uma lista tríplice formada exclusivamente por membros da 1ª instância. A comemoração foi considerada uma ‘virada de página’ na trajetória da instituição no Estado Pela primeira vez em sua história o Ministério Público Estadual (MPE) será conduzido por um promotor. A chapa integrada pelos promotores João de Deus Duarte Rocha, Antônio Arcelino de Oliveira Gomes e Manuel Lima Soares Filho foi eleita para compor a lista tríplice a partir da qual o governador Lúcio Alcântara indicará o novo Procurador-geral de Justiça. A vitória da 1ª instância (Promotoria) foi vista por seus representantes como um resgate da independência da instituição que, até então, estaria subjulgada aos interesses do Executivo.

”Esse é um momento novo, um marco para a história do Ministério Público. É uma grande oportunidade de unir promotores e procuradores em prol dos interesses da sociedade”, disse o promotor João de Deus Duarte Rocha que computou o maior número de votos, 214. Antônio Arcelino obteve 205 votos e Manuel Lima contabilizou 193. O procurador-geral interino e também candidato Nicéforo Fernandes ficou com 159, enquanto o promotor Ricardo Memória contabiolizou 26. Nenhum dos dois compareceu à apuração.

Após o resultado, anunciado por volta das 18 horas de ontem no Auditório do MPE, os promotores e os 13 procuradores que apoiaram a chapa comemoraram a vitória cantando o hino nacional, seguido do jingle de fim da ano da TV Globo: ”hoje é um novo dia, um novo tempo que começou, todos os nossos sonhos serão verdade…’. ”Por favor, um pouco de compostura na comemoração”, repetiu várias vezes ao microfone a presidente da Comissão Eleitoral, procuradoria Maria Luiza Fontenele.

”Vamos romper com o continuísmo, com a mesmice que há muitos anos assola esta instituição. Agora, foi a própria categoria que elegeu seus representantes”, disse a procuradora Zélia Morais Rocha uma das maiores entusiastas da inovação. O promotor Oscar Costa D’Alva disse que a nomeação de um membro da 1ª instância ao cargo de procurador-geral acaba com a ”distinção artificial” que distingue promotores e procuradores. ”O Ministério é uno, não há hierarquia. Estamos aqui pela sociedade”, frizou Oscar lembrando que vários estados do País já tiveram promotores à frente de seus Ministérios Públicos sem déficit na eficiência do serviço prestado.

”Qualquer um dos três nomes representa bem o anseio da maioria. Esta é uma luta antiga aqui dentro”, disse a procuradora Vera Correia Lima apoiada por Antônio Arcelino, segundo colocado no pleito. ”Temos um só projeto, o importante é a vitória da classe”, ressaltou. A lista com os nomes deverá ser enviada ao governador Lúcio Alcântara na segunda-feira quando começa o prazo de 15 dias para a indicação.