O Promotor Manuel Lima Soares Filho foi escolhido o novo Procurador-Geral de Justiça. Pela primeira vez na história do Ceará um membro da 1ª. instância assume a chefia institucional. Segundo o novo Procurador, o importante é que o projeto da categoria foi

O Promotor de Justiça Manuel Lima Soares Filho foi escolhido o novo Procurador-Geral de Justiça. Hoje, por volta do meio dia, em um encontro no Palácio Iracema, o governador Lúcio Alcântara manifestou sua decisão.

Manuel Lima Soares Filho e os outros dois candidatos que compunham a lista tríplice; João de Deus Duarte Rocha e Antônio Arcelino de Oliveira Gomes, pertencem a 1ª instância e tinham como meta a renovação institucional. O grupo acredita que a atuação de um Promotor na chefia do Ministério Público irá promover uma mudança natural já que é um fato inédito na história do Ceará.

O importante é que o projeto foi vencedor. Agora, cabe à nova administração implementá-lo fazendo um novo Ministério Público com a colaboração de todos, resgatando a nossa unidade”, afirmou o novo Procurador-Geral de Justiça.

 

CURRÍCULO: MANUEL LIMA SOARES FILHO

Bacharel em Direito, Faculdade de Direito, da Universidade Federal do Ceará, UFC, 1983. Presidente do Centro Acadêmico Clóvis Beviláqua – Faculdade de Direito – UFC, 1982/1983. Ingressou no Ministério Público em 1984, atuando como Promotor em Pereiro, Cedro, Uruburetama, Tabuleiro do Norte, Várzea Alegre, Lavras da Mangabeira, Redenção, Pacajus e Pentecoste; em Fortaleza atuou em Promotorias Criminais, de Família, Sucessões, Registros Públicos, Fazenda Pública e Cíveis; atualmente é titular da 27ª Promotoria Cível da Comarca de Fortaleza. Foi membro da Comisssão de Assuntos Legislativos e Institucionais do Ministério Público do Estado do Ceará.

Na ACMP, foi Vice Presidente, Conselheiro, Presidente(dois mandatos – bienios 1991/1995), membro do departamento de assuntos institucionais e legislativos da entidade de classe, sendo membro do CONSELHO EDITORIAL DA REVISTA MP & SOCIEDADE; foi ainda Vice Presidente da CONFEDERAÇÃO NACIONAL DO MININSTÉRIO PÚBLICO;Na entidade nacional participou de várias comissões de acompanhamento legislativo perante o Congresso Nacional, além de coordenar congressos locais, regionais e nacional. Participação e acompanhamento das lutas institucionais nas constituintes (nacional e estadual) e na elaboração da Lei Orgânica Nacional do Ministério Público, bem como na implementação do subsídio . Participou como expositor e debatedor de Congressos e Seminários. Organizou o 1° Curso de Adaptação para novos Promotores de Justiça (concurso de 1993) sendo expositor no I e em vários cursos subsequentes.

Em 1996, representou o Ministério Público Brasileiro na “Jornadas Luso-Brasileiras de Direito do Consumidor e Meio Ambiente”, em Lisboa Portugal.

Em 1996, compôs lista tríplice de Procurador Geral de Justiça do Estado do Ceará, escolhido por votação dos colegas do Ministério Público, recebendo o maior número de votos.

Autor do projeto que culminou no atual Estatuto da Associação Cearense do Ministério Público, aprovado em Assembléia Geral da Classe.

Atualmente é Assessor Especial da ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS MEMBROS DO MINISTÉRIO PÚBLICO, membro do Conselho Superior da ACMP e acumula sua titularidade(promotoria) com o trabalho na Comissão de adaptação e atualização do Projeto de Lei Orgânica Estadual (indicado pela ACMP).

09/12/2005

________________________________________

ACMP – Rua Dr. Gilberto Studart, 1.700, Papicu. Fone: (85) 265 4600

Assessoras de Imprensa: Denise Nunes (Jorn. Prof. 01097) – 85 9976 1137

Grazielle Albuquerque (Jorn. Prof. 01545) – 85 9941 5434