Presos do IPPOO II são resgatados em Maracanaú

Um dia depois da reunião em que a cúpula da segurança pública no Estado definiu nova estratégia para a escolta de presos para depoimentos em fóruns, os presos Francisco Fabiano da Silva Aquino, o ”Fabinho da Pavuna”, e José Olavo de Souza foram resgatados por homens não identificados quando eram encaminhados aos fóruns de Pacatuba e Maracanaú, ambos na Região Metropolitana de Fortaleza. A dupla estava detida no Instituto Penal Professor Olavo Oliveira (IPPOO) II, em Itaitinga, a 45 quilômetros de Fortaleza.

Os presos estavam sendo encaminhados aos fóruns às 13 horas de ontem quando o veículo em que se encontravam, uma Van-Master pertencente à Secretaria da Justiça do Estado (Sejus), foi interceptado em Maracanaú por cinco veículos, com vários homens, todos armados de fuzis e metralhadoras.

O grupo fez o sargento, o cabo e o motorista que estavam no veículo de reféns e resgatou ”Fabinho da Pavuna” e José Olavo. Em seguida, os homens fugiram levando a Van, um fuzil 556 e um revólver calibre 38 (de sete tiros), um par de algemas com chaves do IPPS e um par de algemas com chaves da guarnição do IPPOO II, além de um revólver calibre 38, pertencente ao cabo.

Ao longo da tarde, a Polícia Militar (PM) comandou, sem sucesso, buscas aos foragidos, em Maracanaú, Maranguape e Pacatuba. De acordo com o comandante de Policiamento da Capital, coronel Hilton de Oliveira, dois veículos usados na ação, uma Ranger e uma F-10, foram encontrados no início da tarde de ontem. Outros dois veículos que também teriam sido usados no resgate, ambos modelo Gol, ainda não foram encontrados. A Polícia trabalha com a estimativa de que o grupo seja composto por um total de dez a 15 homens.

O secretário da Justiça do Estado, Evânio Guedes, afirmou que pedirá a abertura de dois inquéritos policiais, um à Promotoria de Justiça de Maracanaú e outro à PM, para apurar o ocorrido. Evânio Guedes prometeu ainda abrir sindicância na Sejus para apurar se houve ”conivência, negligência, imperícia ou imprudência” da guarnição que conduzia os presos. ”Não se pode dizer que houve falha na segurança, porque é algo que não se pode atribuir a quem quer que seja antes da apuração do ocorrido”, afirmou.

Um dos assaltantes mais conhecidos do Ceará, ”Fabinho da Pavuna” foi preso em 2003, quando estava no Pará. Desde 2001, ele era procurado por assaltos, principalmente a estabelecimentos comerciais e bancos. Até julho de 2003, ”Fabinho da Pavuna” já possuía oito mandados de prisão a serem cumpridos, decretados a partir de 2001.

José Olavo de Souza foi preso no dia 7 de maio de 2004, pouco depois de ter mantido como refém um advogado ao longo de cinco horas e meia. Processado por porte ilegal de arma, José Olavo foi preso após comandar a ação ao lado de José Gilcimar Moreira, que respondia a processos por formação de quadrilha. À época, a dupla foi encaminhada à Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), em Fortaleza.


COMO OCORREU
O RESGATE

1) Os presos Francisco Fabiano Aquino, o ”Fabinho da Pavuna”, e José Olavo de Sousa, ambos do IPPOO II, eram conduzidos numa Van Master da Secretaria da Justiça do Estado (Sejus) para audiências nos fóruns de Pacatuba e Maracanaú. Os dois eram conduzidos por um sargento da Polícia Militar, um cabo e o motorista.

2) No Conjunto Timbó, em Maracanaú, a Van foi interceptada por cinco veículos, com vários homens, todos armados de fuzis e metralhadoras. O grupo fez o sargento, o cabo e o motorista de reféns e, em seguida, resgatou ”Fabinho da Pavuna” e José Olavo.

3) O grupo fugiu levando o carro da Sejus, um fuzil 556 e um revólver calibre 38 (de sete tiros), um par de algemas com chaves do IPPS e um par de algemas com chaves da guarnição do IPPOO II, além de um revólver calibre 38, pertencente ao cabo.

Fonte: Boletim de Ocorrência da Delegacia do 21º Distrito Policial