Tribunal Eleitoral cearense dá posse a seus novos dirigentes A desembargadora Huguette Braquehais e o desembargador Rômulo Moreira de Deus tomaram posse ontem, em sessão solene no plenário Tribunal de Justiça, na presidência e vice, respectivamente, do Tribunal Regional Eleitoral. Huguette já vinha ocupando interinamente a presidência do TRE desde o dia 12 de novembro passado quando o desembargador José Eduardo Machado, então presidente, completou 70 anos e teve que se aposentar compulsoriamente. O desembargador Rômulo é a primeira vez que chega ao Tribunal Regional Eleitoral e além da vice-presidência ocupará o cargo de Corregedor do Eleitoral.

Os novos dirigentes do TRE foram saudados pelo juiz daquele Tribunal José Filomeno e pelo advogado Aroldo Mota. No seu discurso de posse a desembargadora Huguette Braquehais disse que as metas dela à frente do TRE são: 1) Instalar a Ouvidoria cujo objetivo é promover a aproximação e o diálogo entre a Justiça Eleitoral e os jurisdicionados; 2) Instalar um Juizado Eleitoral itinerante em Fortaleza a fim de que os eleitores carentes das diversas zonas eleitorais possam ser beneficiados com a presença da Justiça Eleitoral, nas proximidades, sem a necessidade de deslocamento ao Fórum Péricle Ribeiro.

Outra meta da presidente Huguete é: 3) Instalar uma Central de Atendimento ao eleitor de Fortaleza. ´Vale lembrar que este tem sido um sonho de quantos labutaram em nosso TRE, como foi o caso do eminente desembargador Raimundo Hélio Paiva Castro e tantos outros que o sucederam´, dissse a desembargadora. A nova presidente do Tribunal Eleitoral também prometeu lutar para construir a nova sede do TRE.

A desembargadora Huguette Braquehais e o desembargador Rômulo terão como suplente no TRE o desembargador José Cláudio Carneiro, já indicado pelo Tribunal de Justiça. Além dos dois desembargadores a composição do TRE reúne ainda dois juízes estaduais, um juíz federal e dois advogados, todos com mandato de dois anos.