Piloto de ‘Beira-Mar’ está no Ceará Numa operação cercada de absoluto sigilo, agentes da Polícia Federal de Brasília trouxeram para Fortaleza o homem considerado braço-direito do narcotraficante Luiz Fernando da Costa, o ‘Fernandinho Beira-Mar’. Trata-se do piloto Sílvio Berri Júnior, 40 anos, que estava recolhido na penitenciária de segurança máxima do Distrito Federal.

A operação de escolta do preso até o Ceará foi mantida sob segredo e realizada por agentes do COT – Comando de Operações Táticas – da PF. Desde a noite da última segunda-feira, Sílvio está mantido, sob vigilância, no Instituto Penal Paulo Sarasate (IPPS), a 27 quilômetros de Fortaleza. Foi recolhido à ala de segurança máxima da penitenciária, a ‘Selva de Pedra’.

CONFIRMA – A notícia foi revelada, com exclusividade, para o Diário do Nordeste na manhã de ontem e, mais tarde, confirmada por autoridades locais. O motivo da transferência do piloto não foi revelado. No entanto, especula-se que teria sido o mesmo que levou a Justiça a transferir ‘Fernandinho Beira-Mar’ para a superintendência da PF de Alagoas, em Maceió, no dia 28 de novembro último.

Sílvio Berri havia fugido em 1999 de uma penitenciária em Campo Grande, tendo se refugiado no Paraguai, onde acabou sendo capturado nos arredores da Capital, Assunção, durante uma blitz da Polícia paraguaia, em setembro de 2002. No momento, chegou a oferecer US$ 20 mil aos policiais, para que o deixassem livre. Ficou preso no Paraguai até novembro do ano passado, quando foi extraditado de volta ao Brasil. O piloto foi levado para o Rio de Janeiro, ficando numa cela da PF. Meses depois foi transferido para Brasília e, de lá, mandado para o Ceará.

SIGILO – As autoridades preferiram manter sob sigilo a vinda de Sílvio Berri para Fortaleza. Para não chamar a atenção da imprensa, o traslado do preso do Aeroporto Internacional Pinto Martins até o IPPS foi feito em viaturas descaracterizadas. Ele entrou no IPPS como um preso comum, apesar de ter uma escolta reforçada. Apesar disso, a Polícia Militar não foi orientada a reforçar a segurança no IPPS, muito embora, na ‘Selva de Pedra’ tenha ocorrido um assassinato na tarde do último sábado, quando um traficante foi executado a golpes de ‘cossoco’.

Por diversas vezes a vinda de ‘Fernandinho Beira-Mar’ para o Ceará foi cogitada pelas autoridades, mas, depois, desmentida como se fosse mera especulação. Em maio de 2003, o Ceará entrou na lista dos Estados cogitados pelo, Governo Federal para manter ‘Fernandinho Beira-Mar’ preso. Coincidência, ou não, outros dois traficantes cariocas já haviam sido presos em Fortaleza, pela Polícia do Rio.