‘A prática do nepotismo não será permitida’. A afirmação partiu ontem à noite do novo procurador geral de Justiça do Ceará, Manuel Lima Soares Filho, durante a solenidade de sua posse para o biênio 2006/2007. Segundo ele, coibir a contratação de parentes ”A prática do nepotismo não será permitida”. A afirmação partiu ontem à noite do novo procurador geral de Justiça do Ceará, Manuel Lima Soares Filho, durante a solenidade de sua posse para o biênio 2006/2007. Segundo ele, coibir a contratação de parentes de membros do Ministério Público e do Poder Judiciário será uma diretriz em sua administração. ”O momento histórico indica não haver mais espaços ao que antes era um comportamento tolerado”, enfatizou.

Primeiro promotor de Justiça a assumir o cargo desde a Constituição de 1988, Manuel Lima Soares Filho substitui o procurador Nicéforo Fernandes e foi nomeado pelo governador Lúcio Alcântara a partir de uma lista tríplice definida em eleição realizada em dezembro último. Na lista, constaram também os nomes dos promotores Antônio Arcelino Gomes e João de Deus Duarte Rocha.

Segundo o novo procurador geral, transparência, diálogo e fortalecimento dos órgãos de execução do Ministério Público Estadual (MPE) são outras diretrizes que devem nortear seu mandato.

A criação de Promotorias de Defesa do Cidadão é outro objetivo estabelecido por Manuel Soares Filho. ”Vamos organizar a instituição para uma atuação eficaz no âmbito dos direitos básicos dos cidadãos, na proteção ao meio ambiente, ao consumidor, à criança e ao adolscente, aos idosos, às pessoas especiais e outros interesses que necessitem da intervenção do MP”, disse.

Ele formou-se em Direito pela Universidade Federal do Ceará em 1983 e ingressou no MP em 1984. Foi promotor em Pereiro, Cedro, Uruburetama, Tabuleiro do Norte, Várzea Alegre, Lavras da Mangabeira, Redenção, Pacajus e Pentecoste. Em Fortaleza, atuou em diversas promotorias. Manuel Lima é assessor especial da Associação Nacional dos Membros do MP (Conamp) e membro do Conselho Superior da Associação Cearense do Ministério Público.