De nada adianta divulgar ações e criar medidas de combate à corrupção, se não fortalecermos as instituições, avalia presidente da Conamp, César Mattar Jr.

De nada adianta divulgar ações e criar medidas de combate à corrupção, se não fortalecermos as instituições. A declaração foi feita ontem (24) pelo presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP), César Mattar Jr., durante o lançamento do Observatório da Corrupção. A iniciativa, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), funcionará como um canal com a sociedade para a fiscalização de práticas de corrupção em todo o país e a para a apresentação de denúncias.

“É preciso sair do discurso e ir para a prática. Isso significa fortalecer as instituições brasileiras. De nada adianta divulgar ações e criar medidas de combate à corrupção, se não fortalecermos o Ministério Público, o Judiciário e as demais instituições do país”, disse César, ressaltando também os ataques sofridos pelo MP no Congresso Nacional, que, segundo ele, também facilitam os atos de corrupção. “Diariamente, somos alvo de ações para enfraquecer a atuação do Ministério Público, principalmente no Parlamento. É um ataque frontal à sociedade”.

O presidente da CONAMP lembrou ainda do assassinato da juíza Patrícia Lourival Acioli, no último dia 12, na cidade de Niterói, no Rio de Janeiro. “A corrupção matou a Patrícia recentemente, no Rio de Janeiro. Mas já matou também promotores no Pará, em Minas Gerais, Pernambuco e vários outros lugares. O assassinato de um juiz ou promotor é o assassinato das instituições democráticas e republicanas. O Estado brasileiro está sendo morto”.

César elogiou a iniciativa da OAB e ofereceu o apoio da CONAMP. O link para o Observatório da Corrupção será disponibilizado no site da entidade e a iniciativa será divulgada para os promotores e procuradores de todo o país.

Fonte: Conamp