Após 24 anos da realização do último congresso nacional, em 29 de maio de 1998, Fortaleza vai sediar o primeiro evento presencial no pós-pandemia. O XXIV Congresso Nacional do Ministério Público abordará o papel da instituição neste cenário. O evento ocorrerá de 23 a 26 de março de 2022.

Realizado no Centro de Eventos, em Fortaleza (CE), as inscrições para o Congresso já estão abertas no site https://www.congressonacionalmp2022.com.br/ , com valores de 2º lote.

Nesta edição, o tema será “Os desafios do Ministério Público no cenário pós-pandemia” e o evento será realizado em conjunto pela Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp) e pela Associação Cearense do Ministério Público (ACMP).

A programação conta com apresentações de trabalhos científicos e lançamentos de livros, além de shows de abertura e de encerramento.

Entre os palestrantes confirmados estão Antônio Augusto Brandão de Aras (Procurador-Geral da República), Ângelo Fabiano Farias (Conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público – CNMP), Antonio Edílio Magalhães Teixeira (Conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público – CNMP), Antonio Suxberger (Promotor de justiça do Ministério Público do Distrito Federal e dos Territórios –  MPDFT), Igor Pinheiro (Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Ceará – MPCE), Jaime de Cassio Miranda (Conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público – CNMP), Mauro Luiz Campbell Marques (Ministro do Superior Tribunal de Justiça),  Oswaldo D’Albuquerque (Conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público – CNMP), Paulo Cezar Passos (Conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público – CNMP), Rinaldo Reis Lima (Conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público – CNMP) e Rogério Sanches Cunha (Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo -MP-SP).

“Nós, da ACMP, estamos orgulhosos em receber e organizar um evento tão grandioso para o Ministério Público brasileiro, para discutir uma temática tão importante e urgente para a sociedade”, afirma Herbet Gonçalves Santos, Presidente da ACMP.

O evento seguirá todas as orientações sanitárias da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa).