Pela primeira vez o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) utilizará um sistema eletrônico para votação interna. Em dezembro, nas eleições para o Conselho Superior do Ministério Público, no dia 4, e para o Conselho Nacional de Justiça, no dia 11, a escolha dos candidatos poderá ser feita online, inclusive do aparelho celular. Os votos serão efetivados virtualmente, das 8 às 17 horas, pelo sistema Votus, que estará disponível na Intranet.

Para votar, é necessário apenas acessar a rede interna com nome de usuário e senha, os mesmos já utilizados para uso de e-mail institucional e Intranet. “É muito mais prático, porque é possível votar de onde estiver, do celular, do computador, de casa, não precisa de deslocamento”, explica o secretário da Comissão Eleitoral do MPCE, Fernando Ramos.

Segundo ele, essa é a primeira eleição interna em que não serão utilizadas as urnas cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A decisão foi tomada devido à pandemia do novo coronavírus e para evitar fluxo extra e intenso nos dias de pleito. O sistema Votus foi desenvolvido pelo Ministério Público do Distrito Federal e será utilizado nas eleições do MPCE devido a convênio firmado entre as instituições.

Um tutorial explicando como deve ser efetivado o voto está disponível no link http://intranet.mpce.mp.br/video/Eventos/Sistema.Votus.htmlTutorial. Após acessar o atalho, será exibida a cédula virtual. O eleitor poderá escolher um ou mais candidatos, conforme a eleição corrente. É possível alterar a escolha antes de o voto ser confirmado. O comprovante de votação, que é exibido após a finalização do processo, será enviado por e-mail para o eleitor, que deve salvar a página ou a imagem da última etapa da votação, a do comprovante.

Há também a opção de voto com uso do meio postal, em que a cédula precisa ser protocolada junto à Procuradoria Geral de Justiça e recebida pela Comissão Eleitoral até o encerramento dos trabalhos de coleta de votos. O voto encaminhado via postal só será contabilizado se constar a identificação do eleitor, com assinatura sobre o fecho, na parte externa do envelope, que deverá ser lacrado.

Os candidatos à composição do Conselho Superior do Ministério Público são os procuradores Alcides Jorge Evangelista Ferreira, Ângela Maria Góis do Amaral Albuquerque Leite, José Wilson Sales Júnior, Maria de Fátima Pereira Valente e Miguel Ângelo de Carvalho Pinheiro. Para o Conselho Nacional de Justiça, a candidata é a procuradora Sheila Cavalcante Pitombeira.

Encerrada apuração, a Comissão Eleitoral proclamará eleitos os 5 procuradores de Justiça mais votados pela ordem decrescente, ficando os demais na condição de suplentes. Também serão imediatamente proclamados os membros do Ministério Público que integrarão a lista tríplice para o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

 

Fonte: Assessoria do MPCE.