Ação pedirá afastamento de comandante A Procuradoria da República deverá entrar ainda esta semana com uma ação de improbidade administrativa na Justiça Federal pedindo o afastamento do comandante da Polícia Militar do Ceará, coronel Sérgio Farias, do subcomandante Francisco Carlos Gondim e do ex-comandante do 1º Batalhão da PM (Russas) tenente-coronel Sergistótenes Freire Guedes, que hoje comanda o 2º Batalhão da PM, sediado em Juazeiro do Norte, a 564 quilômetros de Fortaleza.

A iniciativa do Ministério Público Federal é por conta da conclusão do relatório que apura as denúncias contra o comando da Polícia Militar pelo uso indevido de carros e motos da PM. O relatório de 21 laudas, assinado pelo procurador de Justiça Federal Francisco Araújo Macedo, concluiu que 51 viaturas da PM foram desviadas da finalidade. Os veículos, adquiridos com recursos do Plano Nacional de Segurança Pública, deveriam servir para o policiamento ostensivo nas áreas consideradas mais violentas de Fortaleza.

No entanto, conforme parecer do Ministério Público Federal, os veículos estavam sendo usados em serviços burocráticos e, em alguns casos, à serviço de policiais. No município de Russas, por exemplo, o ex-comandante do Batalhão, tenente-coronel Sergistótenes Freire Guedes, e sua mulher, estariam usando dois veículos em benefício próprio. Os carros, sem caracterização, ficavam guardados na garagem da casa deles.

As primeiras denúncias contra o comando da Polícia Militar do Ceará foram feitas pelo major Erik Oliveira Onofre Silva em outubro do ano passado. O Ministério Público Estadual confirmou a concessão indevida de passagens e diárias de viagens e uso ilegal de verbas do fundo especial da Polícia Militar.

O comandante geral da PM, coronel Sérgio Farias, não quis falar sobre o assunto, mas conforme a assessoria de comunicação da Polícia Militar, o comandante Farias disse, que a decisão do procurador foi precipitada. De acordo com assessor, tenente-coronel Fernando Pimentel, o comandante não foi ouvido durante as investigações, além de ter afirmado que as viaturas foram distribuídas de acordo com plano elaborado pela Secretaria da Segurança e Defesa Social.