Thomaz Bastos quer desmontar quadrilhas Ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, disse hoje que, para evitar tragédias como a rebelião na Casa de Custódia do Rio de Janeiro, é preciso “desmontar as quadrilhas que vivem tanto dentro, quanto fora da cadeia”. Segundo o ministro, isso só é possível “trabalhando com inteligência, com o mapeamento dessas quadrilhas e fazendo a repressão dura que se precisa fazer, além de combater a lavagem de dinheiro”.

Marcio Thomaz Bastos, que está em Fortaleza participando da XIV Conferência dos Ministros da Justiça dos Países Íbero-Americanos, lamentou a morte de um refém na rebelião da Casa de Custódia, considerando o episódio “ uma tragédia”.

O ministro voltou a dizer que “não há solução mágica”, não basta a mudança da lei, como se isso pudesse mudar a realidade. ” O que nós temos que fazer é partir dessa constatação simples de que não existe ‘tiro de canhão’. O que é preciso, é ir transformando lentamente e isso envolve uma cultura de penas alternativas, a informatização das prisões, treinamento de pessoas”.

Para o ministro, é preciso ainda “criar um mecanismo eficiente para evitar que as penas fiquem vencidas e que o preso fique na cadeia depois que a pena venceu”, o que, segundo ele, funciona como “fermento e caldo de cultura das rebeliões”.