Ministério Público pede prisão do prefeito de Hidrolândia O Ministério Público Estadual, alegando flagrante corrupção na condução das verbas públicas, pediu ontem o afastamento e a prisão preventiva do prefeito de Hidrolândia (município a 252km de Fortaleza), Luiz Antônio de Farias.

Uma denúncia-crime foi encaminhada ao Tribunal de Justiça (TJ) pelo procurador de Justiça dos Crimes Contra a Administração Pública, Francisco Lincoln Araújo e Silva. Ele também ingressou com ação civil pública contra o prefeito por ato de improbidade administrativa.

Além de Luiz Antônio de Farias, foram denunciados os vereadores Antônio Bosco Pereira Cid, presidente da Câmara de Hidrolândia; Francisco Vieira da Silva, o Chico Pedra; e Isabel Cristina Parente Dias.

O FATO – A acusação contra o grupo é de ele utilizar-se de recursos do Município para comprar medicamentos e, a partir daí, distribuir entre eleitores dos vereadores.

O “esquema”, segundo o Ministério Público, começou a ser descoberto em 2003, quando o prefeito ingressou com ação de cobrança contra os três vereadores. Na época, Farias alegou, com recibos assinados, que emprestava cerca de R$ 1 mil mensais.

Isabel Cristina, em sua defesa, declarou que os vereadores que davam sustentação política ao prefeito tinham direito a uma cota cedida por Farias com dinheiro público e em forma de remédios para eleitores.

A ação de improbidade, entre outros pontos, cobra o ressarcimento integral dos danos, perda das funções públicas, suspensão de direitos políticos de até oito anos e indisponibilidade de bens.