CPI confirma exploração sexual no Ceará Os depoimentos do ex-cabeleireiro Francisco de Assis Marques Aguiar e o do empresário alemão Hagen Erick Andréas Thuran, proprietário do hotel Sun Flower, em Fortaleza, onfirmaram a existência de uma grande rede de exploração sexual de adolescentes no Ceará. O ex-cabeleireiro seria um dos agenciadores de jovens, que se “venderiam” por sexo no exterior.

Os dois falaram à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) mista do Congresso Nacional, que investiga a exploração sexual de crianças e adolescentes. os depoimentos foram tomados, na tarde de ontem, no Auditório Murilo Aguiar, na Assembléia Legislativa do Ceará.

A tomada de depoimentos marcou a última audiência pública antes da apresentação do relatório final da CPI, prevista para o próximo dia 15. A audiência contou com as presenças da presidente e relatora da Comissão, respectivamente, a senadora Patrícia Saboya (PPS-CE) e a deputada federal Maria do Rosário (PT-RS), além dos deputados federais Luís Couto, Ann Pontes e Laura Carneiro .

Nas contas telefônicas do ex-cabeleireiro, foram encontradas dezenas de ligações feitas para o exterior, principalmente para a Espanha. Apesar de se declarar uma pessoa de poucos recursos e viver de aluguel de apartamentos e da costura, Francisco de Assis não soube explicar o motivo das ligações, como fazia para pagá-las, nem a razão da existência, na sua agência, de códigos de passagens aéreas de várias companhias.

Maria do Rosário disse que o Ceará apresenta particularidades sobre a exploração sexual em relação a outros estados. Ressaltou que, basicamente, o processo se sustenta no agenciamento profissional e no empobrecimento das adolescentes.

´Colhi um depoimento de uma jovem que apenas queria tomar banho de chuveiro e acabou sendo aliciada´, conta a deputada emocionada. Apesar de não apresentar números absolutos sobre a exploração sexual no Estado, a relatora da CPI se mostrou perplexa, mas também otimista, com os resultados das investigações até agora.

A deputada Maria do Rosário confirmou, que na ocasião, vai apresentar denúncia ao Ministério Público entregando nomes de acusados, exigindo responsabilidade por crime de exploração sexual.

Crianças na Bahia se “vendem” por 50 centavos

Em todas as regiões do País, há exploração sexual de crianças e adolescentes. Conforme a deputada federal Maria do Rosário (PT-RS), esta é a primeira constatação da CPI.

Durante os trabalhos, os parlamentares já flagraram crianças fazendo “programas” em troca de 50 centavos, no Vale do Jequitinhonha, na Bahia.

A senadora Patrícia Saboya (PPS-CE), presidente da CPI mista, ressaltou a vocação turística do Ceará.

“Mas não iremos permitir que qualquer pessoa venha ao Estado com o intuito de explorar sexualmente nossas crianças e adolescentes”, assegurou.

Maria do Rosário, relatora da CPI mista, disse que a Comissão apresentará propostas para melhorar as políticas públicas de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes.

A deputada federal do Rio Grande do Sul também contou que a Comissão Parlamentar de Inquérito pretende mudar o perfil da legislação brasileira. O objetivo das investigações no Congressoé oferecer mais instrumentos para o Judiciário proteger as crianças e punir os bandidos.

Governo estadual cancela vôo Milão-Fortaleza

Parlamentares, secretários do governo do Ceará e representantes do trade turístico, dentre outros convidados, participaram da audiência pública ontem, no Auditório Murilo Aguiar, na Assembléia Legislativa. Na ocasião, Allan Pires, secretário de Turismo do Estado, falou que o governo estadual solicitou o cancelamento do vôo semanal Milão-Fortaleza.

Na aeronave proveniente da Itália, segundo o secretário, a maior parte dos passageiros era considerada “indesejável”. O avião, de acordo com Allan Pires, transportava basicamente homens solteiros. “Eles provavelmente viriam em busca do turismo sexual”, observou o secretário. Conforme Pires, a aeronave agora está pousando em Natal, no Rio Grande do Norte.

Ele explicou que o Estado, para combater o turismo sexual, está examinando as peças publicitárias das operadoras de turismo e notificando aquelas empresas que colocam o corpo feminino como principal atrativo do destino turístico Ceará.

Segundo Allan Pires, as peças publicitárias do governo estadual estão tendo como público-alvo as famílias e integrantes da terceira idade. Ele também ressaltou que o Ceará lançou o Código de Conduta Ética do Turismo. O documento é distribuído na imigração para alertar os estrangeiros que é crime a exploração sexual de crianças e adolescentes.

DENÚNCIA -A realtora da CPI, deputada federal Maria do Rosário garantiu a intenção de concluir a atuação dos parlamentares com a apresentação de nomes de pessoas que promovem a exploração sexual. “Esses crimes não podem ficar impunes”, declarou.

A CPI mista foi criada com o objetivo de investigar as redes de exploração sexual contra crianças e adolescentes. Ela deveria encerrar os trabalhos dentro de seis meses, mas as suas atividades foram prorrogadas por mais seis meses, devendo terminar no final deste mês.

A CPI já contabilizou mais de 800 denúncias de todo o Brasil.