Juíza determina bloqueio de contas de Paulo Maluf A juíza Renata Coelho Okida, da 4ª Vara da Fazenda Pública, determinou ontem a expedição de uma carta rogatória para Londres, solicitando o bloqueio de movimentação bancária da empresa Durant International Corporation no banco UBS de Londres. A empresa pertenceria ao ex-prefeito de São Paulo (1993-1996), Paulo Maluf. A Justiça também solicita envio de documentos ao Brasil de operações financeiras realizadas em Londres por Maluf e seus quatro filhos. O ex-prefeito nega ter contas no exterior.

A determinação da juíza foi feita com base num pedido do Ministério Público de São Paulo. Na semana passada, a promotoria divulgou uma carta manuscrita na qual Maluf supostamente doa o saldo da conta para seus filhos (Flávio, Otávio, Lígia e Lina). A juíza também enviou uma segunda carta rogatória pedindo informações sobre uma conta em nome da esposa do ex-prefeito, Sylvia Maluf, em uma instituição financeira não identificada em Luxemburgo.

O Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) obteve a informação e detectou a existência dessa conta cerca de 45 dias atrás. ”São mais contas (de Paulo Maluf) que estamos rastreando (no exterior) , disse o promotor Silvio Marques, responsável pela investigação.

Ontem, Maluf convocou uma entrevista para exibir dois laudos de peritos nos quais indicam que a carta não foi produzida por ele. O trabalho pericial foi feito, a pedido do ex-prefeito, pelo instituto Del Picchia e pelo ex-presidente da Associação dos Peritos Judiciais do Estado, Sebastião Cinelli.

Segundo o parecer de Cinelli ,”o texto que compõe a carta não emanou do próprio punho de Paulo Maluf”. O laudo do Instituto Del Picchia afirma o mesmo, porém diz que não é possível determinar se a assinatura teria sido montada ou não. No documento, o instituto apresenta assinaturas de outras personalidades que teriam sido falsificadas.

”Nenhum político deste país fez algo tão transparente para provar que não tem culpa nenhuma”, disse Maluf. O ex-prefeito voltou a afirmar que as acusações contra ele têm fins eleitores. Ele é pré-candidato do PP à Prefeitura de São Paulo.