FMI diz que confia no Brasil O Fundo Monetário Internacional (FMI) indicou nesta quinta-feira que o aumento das expectativas de inflação no Brasil não é fonte de preocupação e que está satisfeito com o ritmo da retomada do crescimento no país.

“Creio que devamos olhar para todo o quadro, e não apenas para um número específico. Eu não fecharia o foco sobre os números de inflação em particular”, afirmou o porta-voz do Fundo, Thomas Dawson, ao ser questionado sobre as novas previsões do Banco Central para este ano.

Na quarta-feira, o BC, por meio do Conselho Monetário Nacional (CMN), anunciou que a inflação de 2004 deve atingir 6,4%, contra uma previsão de 5,2% há três meses e acima do centro da meta, fixada em 5,5%.

“Certamente temos acompanhado os anúncios e discussões do Banco Central para a meta deste ano e do próximo. Mas, como já disse antes, vemos a recuperação econômica do Brasil como firmemente enraizada, com dois trimestres de crescimento em torno de 6%, forte performance no setor exportador e no resultado da conta corrente do país”, afirmou Dawson.

Para 2005 e 2006, o Banco Central determinou uma meta de inflação ainda mais apertada, de 4,5%. No ano que vem, o intervalo de tolerância ainda será de 2,5 pontos, para cima ou para baixo. Em 2006, esse intervalo cairá para 2 pontos, por conta da melhora nas condições do país resistir a choques de oferta, como a alta dos preços petróleo.

O porta-voz do Fundo elogiou também o fato de o Brasil ter conseguido “se preparar” para o movimento de alta nos juros nos Estados Unidos.