MP levanta contas de ex-gestores candidatos A secretaria do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) funcionou em plantão especial no último sábado. O objetivo foi atender ao aumento da demanda de promotores que estão reunindo subsídios sobre contas de ex-gestores públicos municipais com pareceres desfavoráveis daquela corte e são candidatos às eleições de 3 de outubro.

O aumento da procura de informações por parte do Ministério Público é atribuído à recente visita do presidente e do vice-presidente do TCM, conselheiros Luiz Sérgio Gadelha Vieira e Ernesto Sabóia, ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Fernando Ximenes. Na ocasião, os dirigentes do TCM entregaram uma relação de 949 contas municipais (de governo e de gestão) que receberam pareceres desfavoráveis do Tribunal.

O material apresentado pelo TCM reúne subsídios que poderão ajudar a Justiça Eleitoral no caso de impugnação de candidaturas às eleições municipais deste ano.

Só nos últimos dias, segundo dados do órgão, 25 promotores (cuja atuação abrange cerca de 40 municípios) estiveram no TCM em busca de informações sobre ex-gestores municipais.

O presidente do TCM afirmou que a disposição do órgão é de colaborar em tudo o que estiver ao seu alcance para que o Ministério Público proceda às impugnações de candidaturas, a fim de que seja resguardado o interesse público. Assim será uma forma de evitar o retorno à prefeituras de administradores que não agiram com a devida correção na aplicação dos recursos públicos.