Governo vai monitorar movimentações bancárias de servidores da Folha Online

O ministro do Controle e da Transparência da Controladoria Geral da União, Waldir Pires, disse hoje que os servidores públicos terão a partir de agosto suas movimentações bancárias monitoradas diariamente pelo Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras, órgão ligado ao Ministério da Fazenda).

O conselho contará com a parceira de várias instituições do poder público, como a Receita Federal, a Polícia Federal, o Ministério Público, a Advocacia Geral da União e o Tribunal de Contas da União.

Se for constatada alguma movimentação suspeita, o servidor terá suas informações bancárias cruzadas com as declarações do Imposto de Renda.

“No fundo é um grande combate que nós estamos desenvolvendo contra a lavagem do dinheiro”, disse Waldir Pires, em entrevista à TV a cabo da Radiobrás,

Ele apontou a corrupção, o tráfico de drogas, o crime organizado e o contrabando de armas como algumas das principais fontes da lavagem de dinheiro no Brasil.

Segundo o ministro, o Coaf foi criado há alguns anos e está aprimorando seus mecanismos para ajudar na chamada “sindicância patrimonial” proposta pela CGU para a verificação sistemática das movimentações bancárias dos servidores públicos.

Com Agência Brasil