Após reunião com Lula, Meirelles concorda em se explicar ao Congresso EDUARDO CUCOLO da Folha Online, em Brasília

O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, deverá ir ao Congresso Nacional prestar esclarecimentos sobre as denúncias publicadas nas últimas semanas em relação a suas declarações de renda e patrimônio. No entanto, a realização da audiência dependerá de convite do próprio Congresso.

A informação foi transmitida pelo ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos. “O presidente do Banco Central nunca se furtou a ir ao Congresso”, disse o ministro. “Se for convidado, irá com certeza.”

Procurada pela Folha Online, a assessoria de imprensa do BC informou desconhecer a afirmação de Thomaz Bastos sobre Meirelles.

No entanto, a assessoria confirmou que o presidente do BC esteve reunido nesta manhã com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e com os ministros Antonio Palocci (Fazenda), José Dirceu (Casa Civil) e próprio Thomaz Bastos. O encontro não estava na agenda de Lula e o assunto da reunião não foi revelado.

Ontem, as denúncias contra o presidente do BC e o presidente do Banco do Brasil, Cássio Casseb, foram o principal assunto do primeiro dia de trabalho no Congresso Nacional, após a volta do recesso parlamentar.

Representantes da oposição defenderam a demissão do presidente do BC. Além disso, vários parlamentares pediram a ida de Meirelles ao Senado, para dar explicações sobre as denúncias. O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) chegou a anunciar a disposição do presidente do BC de comparecer ao Senado já nesta semana. No entanto, o presidente da CAE (Comissão de Assuntos Econômicos), senador Ramez Tebet (PMDB-MS), afirmou que ainda não há data marcada para ouvir Meirelles.

O presidente do BC está sendo investigado pelo Ministério Público por suposta sonegação fiscal. Em 2001, Meirelles teria declarado à Receita Federal residir no exterior e pagar impostos fora do Brasil. No mesmo ano, o presidente do BC declarou à Justiça eleitoral que morava no Brasil. Em sua defesa, Meirelles afirmou nos últimos dias que domicílio eleitoral e domicilio fiscal são coisas “distintas”.