Procurador é alvo de investigação Uma sindicância do Ministério Público Federal irá apurar suspeita de que o procurador regional da República no Distrito Federal Guilherme Schelb cometeu irregularidades ao tentar captar, para um projeto que ele criou, recursos de empresas ou entidades que podem ter sido beneficiadas por investigações de que ele participou.

O corregedor-geral do Ministério Público Federal, Wagner Gonçalves, disse por meio da assessoria de imprensa que determinaria ontem mesmo a abertura de sindicância e pediria informações à revista “Época”, que publicou reportagem com acusações contra Schelb. A apuração, de caráter sigiloso, não tem prazo para acabar.

Conforme a reportagem, ele pediu patrocínio de R$ 70 mil a empresas como Coca-Cola, Fiat, Souza Cruz e ao Sindicato das Empresas Distribuidoras de Combustível para a publicação de um livro e a construção de um site na internet.

Segundo a revista, a Souza Cruz fora beneficiada por investigação que culminou no desmantelamento de quadrilha de contrabando de cigarros.

Schelb disse que as acusações são infundadas. Ele confirmou que solicitou patrocínio a várias empresas, entre as quais a Coca-Cola, a Souza Cruz e a Brasil Telecom, e que somente a última se dispôs a financiar o projeto dele.

“Todos os patrocínios foram solicitados após a minha desvinculação de qualquer investigação que pudesse interessar a elas, já que fui promovido a procurador regional, passando a atuar no tribunal [TRF da 1ª Região]”, disse.