João Paulo ameaça cortar o ponto de deputados faltosos Com dificuldades para obter quórum na Câmara durante o período eleitoral, o presidente da Casa, João Paulo Cunha (PT-SP), afirmou hoje que pedirá o “corte do ponto” dos deputados que não compareceram até o final da semana.

“Quem não vier terá o ponto cortado”, disse. Cada dia descontado equivale a cerca de R$ 1.300.

Dos 513 deputados, apenas 13 marcaram sua presença no Plenário na segunda-feira. Ontem, foi registrada a presença de 206 deputados e hoje pela manhã cerca de 250 parlamentares vieram à Câmara participar das votações.

A pauta de deliberações da Câmara está obstruída por 18 medidas provisórias e dois projetos de lei. O governo tenta um acordo com a oposição para destravá-la.

O vice-líder do PFL deputado Antônio Carlos Magalhães Neto (PFL-BA), afirmou que seu partido pretende obstruir as votações em resposta à edição exagerada de MPs pelo governo e à falta de quórum da base nas comissões.

“Esse é um problema do governo. Cabe a eles colocarem a maioria em Plenário para votar as matérias de seu interesse”, disse.

João Paulo disse considerar a resistência da oposição normal. “Faz parte do jogo parlamentar. É normal, em uma democracia, que alguns partidos queiram resistir por meio da obstrução. Vamos ver se é possível produzir um acordo para que as votações possam andar mais rápido.”

O presidente da Câmara não confirmou quando será a reunião com o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), para tratar da CPI do Banestado.