Exame de Ordem reprova 92% dos candidatos em São Paulo Apenas 8,57% de aprovados. Esse é o resultado final do Exame de Ordem da OAB paulista feito nos meses de setembro e outubro. Dos 19.660 bacharéis de Direito inscritos no exame, somente 1.686 conseguiram nota suficiente. O índice de reprovação é de 92% — o pior da história.

Os dados foram divulgados, nesta quinta-feira (25/11), pela seção paulista da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP).

O presidente da entidade, Luiz Flávio Borges D’Urso, se disse chocado com o resultado. Até então, o pior desempenho dos bacharéis de Direito paulistas ocorreu no primeiro semestre deste ano, quando o índice de aprovação também já tinha sido muito baixo — 13,21%.

“Sem dúvida, a queda da qualidade do ensino jurídico contribuiu para esse quadro”, destacou D’Urso, apesar de também atribuir parte do péssimo resultado ao nervosismo de muitos candidatos.

Taxa

O presidente da OAB-SP aproveitou para justificar o aumento da taxa de inscrição para o próximo Exame de Ordem, que pulou dos atuais R$ 103,30 para R$ 130,00. “A Ordem tem grandes despesas com o Exame, custeia a empresa que aplica as provas, o aluguel de prédios onde se realizam, transporte e lanche para milhares de advogados voluntários, xerox, correio etc. Temos contratos com inúmeros parceiros, reajustados por diferentes índices”.

D’Urso também comentou que havia uma defasagem nos índices de correção nos últimos anos.

Revista Consultor Jurídico, 25 de novembro de 2004