Promotor entra com ação contra laqueadura de índias O promotor de Justiça do município de Miranda, em Mato Grosso do Sul, Tiago Di Giulio Freire, ingressou com três ações na Justiça Eleitoral contra a médica Sandra Regina Albuquerque, o candidato derrotado a prefeito Ivan Paz Bossay (PDT) e Joarez da Silva (PDT), derrotado para a Câmara. Ela é acusada de ter feito a pedido dos políticos a laqueadura em cerca de trinta índias em troca de votos. O caso será julgado pela juíza eleitoral Simone Nakamatsu.

Uma das ações é sobre compra de votos e formação de quadrilha, outra pede a inelegibilidade por três anos e a terceira é para tentar impedir Bossay de assumir a prefeitura, uma vez que por enquanto a prefeita reeleita, Elizabeth Almeida, não reverteu a cassação de registro e pode não ser diplomada, conforme consta em reportagem publicada hoje pela Folha de São Paulo.

A reportagem aponta ainda que cerca de 30 índias foram ouvidas pelo promotor. As cirurgias aconteceram no hospital público da cidade, custeadas pelo SUS (Sistema Único de Saúde), consta na acusação. Em depoimento, a médica negou a acusação. Bossay disse que era vítima de uma ação da oposição para que ele não tome posse caso a prefeita reeleita não reverta a cassação.