Adiada a apresentação do relatório da CPI do Banestado A apresentação do relatório da CPI do Banestado foi adiada para a próxima terça-feira. O relator, deputado José Mentor (PT-SP), não compareceu à sessão, que foi encerrada uma hora após ser aberta. A líder do PT no Senado, Ideli Salvatti (SC), disse que o relatório, que tem 600 páginas, ainda está sendo impresso. Segundo ela, o relator passou os últimos dias dedicados ao parecer e acabou não dando tempo para a impressão do documento. Alguns parlamentares protestaram contra a ausência do relator. O deputado Edmar Moreira (PL-MG) disse que o plenário foi mais uma vez desrespeitado.

– Essa CPI não vai chegar a lugar algum – protestou o deputado.

O presidente da CPI, senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT), disse que ainda dá para votar o relatório até o fim dos trabalhos do Congresso este ano, mas será preciso reduzir o prazo de vista de cinco para três dias. Já o senador Heráclito Fortes (PFL-PI) disse não ter entendido por que o relatório não foi entregue e afirmou que seu partido não se compromete a reduzir o prazo de vista porque, além das 600 páginas do relatório, há mais 4.00 mil páginas de anexos.

– Não entendo essa demora. Não sei se é insegurança do relator ou se ele resolveu modificar alguns pontos. Sei que essa demora é prejudicial e será malvista pela opinião pública – afirmou.