Governo Lula decepciona e frustra, diz OAB DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Em uma espécie de enquete realizada pelo Conselho Federal da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), os dirigentes das seccionais da entidade, presente em todos os Estados e no Distrito Federal, afirmaram que o governo Luiz Inácio Lula da Silva “decepcionou” ao longo dos dois primeiros anos de mandato. Para eles, a atual gestão causou “surpresa, decepção e frustração”, segundo nota divulgada pela entidade. Procurada pela Folha, a assessoria de imprensa do governo não comentou a enquete da OAB.

“O presidente Lula veio com muita esperança de mudanças para melhor, principalmente para melhorar a área social, acabar com a fome, com as desigualdades, ampliar a segurança pública, a educação e, principalmente, fazer transformações radicais na área social. Passados dois anos, nós não vimos absolutamente nada de novo. Aliás, vemos uma cópia fiel do antigo governo”, diz Octávio Gomes, presidente da OAB do Rio de Janeiro, em nota.

Nas análises dos presidentes e vice-presidentes das seccionais estaduais da entidade, a principal crítica é a manutenção da política econômica estabelecida durante o governo de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002). “O governo de Luiz Inácio Lula da Silva é o papel carbono do governo Fernando Henrique Cardoso, parece até que os dois pertencem ao mesmo partido. Se completam dois anos em que o Brasil experimentou o governo Lula, e o país nada progrediu”, afirma na nota Adherbal Maximiniano Corrêa, presidente da OAB do Acre. O presidente da OAB de São Paulo, Luiz Flávio Borges D’Urso, por sua vez, criticou o excesso de medidas provisórias editadas pelo Palácio do Planalto.