Policiais são presos em Sobral acusados de tortura Três policiais foram presos nesta quinta-feira acusados de torturar um rapaz na cidade de Sobral, região norte do estado. O espancamento aconteceu durante uma busca de armas na noite do dia 11 de dezembro de 2004. Antônio Éder Barros da Silva, 19 anos, foi levado como suspeito a um matagal na saída da cidade, e lá sofreu violência por cerca de meia hora. Éder conta que os policiais o espancaram mesmo afirmando que não possuía arma alguma.

Por conta da tortura praticada pelos policiais, o rapaz teve que sofrer uma cirurgia e ainda sente as conseqüências do espancamento. Ele sente dificuldades na respiração, na locomoção e na fala. A mãe, Maria das Graças Silva, que foi responsável pelas denúncias quer que pelo menos os policiais sejam afastados da corporação.

Um inquérito administrativo foi aberto no 3° Batalhão da PM para investigar o caso. Por sua vez, o Ministério Público foi mais além e pediu a prisão preventiva do sargento Raimundo Nonato Mendes, do cabo Othon Studart Nunes de Sousa e do soldado Francisco Mardônio Ferreira Braga.

Para o promotor público Alexandre Alcântara, responsável pelo pedido de prisão, os três causaram desonra à corporação da Polícia Militar e por isso devem pagar pelo crime e serem expulsos da polícia.