Exploração sexual infantil esta presente em 937 cidades Estudo divulgado nesta quarta-feira pela Secretaria de Direitos Humanos detectou exploração sexual de crianças e adolescentes com fins comerciais em 937 cidades, das quais 32% ficam no Nordeste.

Pernambuco é o estado que concentra o maior número de municípios nordestinos: 70, do total de 298. O sudeste está em segundo lugar, com 26% do total das cidades. Em seguida aparecem as regiões sul, centro-oeste e norte.

O estudo não revela o número das vítimas. “O importante para nós não são os números, é falar o que estamos fazendo para reverter esse problema. Se forem 100 mil é escandaloso, se forem 50 mil, 30 mil também é escandaloso”, afirmou o ministro Nilmário Miranda. Para ele, “a idéia de criança explorada sexualmente é intolerável”. Nilmário disse que meta da secretaria é reduzir esse número pela metade até 2006.

O levantamento foi feito pela Secretaria de Direitos Humanos em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Universidade de Brasília (UNB). O estudo também analisou os programas e políticas existentes no país e vai servir para ajudar no enfrentamento dessa questão.