Pobreza é a principal fonte de prostituição A prostituição infantil está presente em todas as capitais brasileiras e em muitas das grandes cidades do país, sobretudo as do litoral nordestino. Entre seus principais fatores, estão a pobreza e o turismo sexual. A informação está contida no primeiro levantamento nacional sobre exploração sexual comercial infanto-juvenil, que será divulgado nesta quarta-feira pelo ministro Nilmário Miranda, chefe da Secretaria Especial de Direitos Humanos.

Produzido em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Universidade de Brasília (UnB), o estudo identificou os municípios brasileiros em que a exploração incide. Levantou também os programas governamentais que existem em cada município para enfrentar o problema.

Segundo Nilmário, esta é a primeira vez que o Brasil terá um diagnóstico completo sobre a exploração sexual infanto-juvenil e as estratégias para a sua superação. Por conta da gravidade do problema, o governo relançou, às vésperas do carnaval, a campanha de Combate à Exploração Sexual Infanto-Juvenil. As ações darão prioridade às cidades litorâneas e às capitais nordestinas. Haverá atenção redobrada sobre turistas estrangeiros