Campanha pelo desarmamento atinge 248 mil armas recebidas Depois de sete meses, a campanha pelo desarmamento conseguiu arrecadar cerca de 248 mil armas de todos os modelos e calibres entregues em delegacias da Polícia Federal, quartéis das Forças Armadas e em postos móveis instalados pela PF em várias cidades. São Paulo foi o Estado onde mais se recolheram armas: 75.124. O Rio de janeiro vem em seguida com 28.724. Rio Grande do Sul, com 21.067, e Pernambuco, onde foram recolhidas 16 702 armas, fecham o topo.

Desde a edição do Estatuto do Desarmamento, em dezembro de 2003, o porte de arma ficou restrito a policiais, militares e os profissionais da área de segurança devidamente autorizados. Para se conseguir um porte ou ter arma em casa, a lei do desarmamento exige teste psicotécnico, idade superior a 25 anos e, principalmente, prova da necessidade profissional da arma.

A lei acabou com os portes e registros estaduais de arma, e hoje somente a PF pode conceder autorização. Pela nova lei, mesmo os portadores de armas de fogo que tenham porte não poderão adquirir ou reter mais do que 50 cartuchos por ano em seu poder.

O governo paga de R$ 100 a R$ 300 por arma devolvida. Quem estiver interessado em entregar uma arma deve se dirigir às unidades da PF, do Exército, polícias Militar e Civil, além de entidades da sociedade civil organizada conveniados com os Estados.

Agência Estado