Severino quer acabar com nepotismo nos três Poderes Alvo de críticas em todo o país o presidente da Câmara, deputado Severino Cavalcanti (PP-PE), garante que apóia a aprovação de uma proposta de emenda constitucional que impeça o nepotismo, desde que a proibição de contratação de parentes atinja os integrantes dos três Poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário – e não apenas os parlamentares. Severino nomeou parentes para cargos na Câmara e, em entrevista, disse que não vê problema nenhum nisso.

O deputado reagiu com irritação ao pedido do Ministério Público no Distrito Federal para investigar a nomeação de parentes seus para cargos públicos, do segundo vice-presidente da Câmara, deputado Ciro Nogueira (PP-PI), e do senador Efraim Moraes (PFL-PB). Os três são suspeitos de terem nomeado parentes sem concurso público em um sistema de triangulação para driblar a vigilância contra o nepotismo. “Eles têm que primeiro analisar a classe deles”, afirmou Severino.

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), defende a aprovação no Congresso de uma resolução que impeça a contratação de parentes de parlamentares em cargos de comissão nas duas Casas do Legislativo, Câmara e Senado.

Ele alega que a medida seria coerente com a iniciativa de deputados e senadores de incluir essa proibição na reforma do Judiciário. Em vigor desde dezembro, a reforma impede a contratação de parentes até o segundo grau de magistrados em cargos comissionados. “É importante que tenhamos uma legislação, até porque incluímos a proibição do nepotismo na reforma do Judiciário.”