Procuradora entrega denúncia no TJ O desembargador Ernani Barreira Porto já está com a denúncia da Procuradoria Geral da Justiça (PGJ), referente à investigação da morte do vigilante José Renato Rodrigues Coelho, executado com um tiro na nuca pelo juiz de Direito Pedro Pecy Barbosa de Araújo, no último dia 27 de fevereiro, em Sobral. Ele recebeu o documento da procuradora Geral da Justiça, Iracema do Vale. “O Ministério Público tem sempre agido de mãos dadas com a sociedade, pois é esse o nosso dever. Ratificamos todos os termos da denúncia que havíamos apresentado antes pois a fita é clara, não tem muito o que acrescentar”, explicou a representante do MP.

De acordo com o desembargador-relator do processo judicial que apura a morte do vigilante, depois de ter recebido a manifestação da PGJ sobre os documentos apresentados pelos advogados do magistrado, comunicou o fato do presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), Francisco da Rocha Victor, solicitando que seja estabelecida uma data para que o Pleno do TJCE se reúna. “Ele deverá marcar o dia dessa reunião, a fim de que possamos analisar a denúncia que foi oferecida e decidirmos de será, ou não, aceita. Mas antes que isso ocorra, haverá a convocação do próprio juiz Pecy de Araújo, seus defensores, a procuradora e os assistentes da acusação, que são os advogados da família da vítima”, disse.

REAFIRMA – Ainda segundo informações prestadas pelo desembargador Ernani Barreira, Iracema do Vale realizou apenas dois pedidos com relação à sessão do Pleno do TJCE que apreciará a documentação por ela entregue. “A procuradora reafirmou todos os termos da denúncia que havia entregue no mês passado. Fez apenas a solicitação de que a sessão seja aberta a certos segmentos da sociedade, com a Imprensa; assim como sejam disponibilizados equipamentos tecnológicos para que as cenas do crime possam ser exibidas durante a reunião do Pleno”, asseverou.

A morte do vigilante José Renato teve ampla repercussão no noticiário local, nacional e até mesmo internacional. O juiz acusado do crime está recolhido ao quartel do Comando do Corpo de Bombeiros, no bairro Jacarecanga. A vítima estava trabalhando no Super Lagoa, em Sobral, quando o juiz Pecy de Araújo chegou ao local, que já estava fechado. Após uma rápida discussão, na qual Renato não esboçou reação alguma, acabou sendo morto a bala.